quarta-feira, 9 de junho de 2010

Papel artesanal

No papel feito por máquinas, as fibras se alinham todas numa mesma direção, daí porque é fácil rasgá-lo. No papel artesanal as fibras se dispersam ao acaso, tornanado difícil rasgá-lo e é isso que dá a ele uma qualidade superior.

O papel artesanal é feito numa "moldura" composta de duas partes: um molde e uma fôrma. O molde tem uma tela fina que funciona como peneira; a fôrma é mantida sobre o molde para prender as fibras dentro da área da folha.

A qualidade do produto final depende muito do produto usado. Prefira os papéis fosco em vez dos papéis com acabamento brilhante, pois estes são revestidos com vernizes e outros produtos que impedem a fragmentação das fibras.

Quanto mais branco o papel original, melhor será o papel feito à mão. Usando um papel barato, como o papel de jornal, você terá um resultado fraco e cinzento, mas é possível reduzir a descoloração acrescentando de duas a três colheres de alvejante no balde de pasta. Despeje a pasta num tacho e ferva por alguns minutos, removendo a espuma que aparece na superfície. Se quiser fabricar papel colorido, acrescente corante a frio à pasta.





Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do conteúdo do blog BARBARIDADE seja um seguidor e tenha acesso a todas as postagens atualisadas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails