segunda-feira, 6 de maio de 2013

Biscuit ou Polymer Clay (Massa fimo)

O artesanato com biscuit (porcelana fria) é muito comum no Brasil e na América Latina, porém o nome que popularizou este trabalho, na verdade, se refere a uma técnica realizada com porcelana onde, após a elaboração da peça, esta é queimada em forno apropriado e adquire a cor branca característica. Mas o biscuit para artesanato não necessita ser queimado como o "biscuit (técnica com esse nome) de porcelana. Por esta razão ele também é conhecido como PORCELANA FRIA.

Detalhes à parte, estou aqui hoje para fazer uma comparação entre "Biscuit" e "Fimo". Ambas as técnicas servem para modelar e pode-se fazer praticamente o mesmo trabalho com uma ou com outra; o que as diferencia, além do fato de a primeira poder ser fabricada artesanalmente em casa, é a fragilidade de uma em relação à outra.

Enquanto o Fimo (Polymer Clay - nome comercial) se conserva sem maiores preocupações, o  biscuit necessita de cuidados para se manter intacto. Ele não suporta a umidade, por exemplo. Assim sendo, não pode ser lavado, tendo que ser limpo somente com álcool. Da mesma maneira existem algumas peças que, preferencialmente, devem ser evitadas de ser elaboradas com este material: como bandejas e fruteiras, pelo perigo de em algum "acidente doméstico" eles "amolecerem" e se desmancharem.

Pessoalmente eu adoooooooro biscuit e creio que sem cuidados nada se conserva, não é mesmo?

Bem, eu trouxe aqui alguns vídeos tutoriais elaborados com Poymer Clay - DÁ PARA FAZER COM BISCUIT.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do conteúdo do blog BARBARIDADE seja um seguidor e tenha acesso a todas as postagens atualisadas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails